Conheça a diferença dos materiais
O Compensado é um painel de madeira industrializada, feito de lâminas de madeira coladas, cujo sentido vai sendo alternado em 90º para dar mais resistência ao painel. O compensado foi o primeiro painel de madeira industrializada a ser inventado. As lâminas são coladas com adesivos tipo ureia-formaldeído ou fenol-formaldeído, sob ação de umidade e pressão. O mesmo é resistente tendo em vista que são lâminas de madeiras sobrepostas que compõe uma madeira com resistência a qualquer ambiente, principalmente nas áreas molhadas, como cozinhas, banheiros, moveis para quartos devido sua resistência a variações de temperatura e peso de produtos armazenados.
O MDF é uma sigla em inglês que significa “Medium Density Fiberboard” que, traduzindo para o português, quer dizer “chapa de fibra de madeira de média densidade”. O MDF se diferencia do outro painel também feito com fibra de madeira a “chapa de fibra”, em razão de possuir fibras homogêneas de madeira prensada o MDF não apresenta imperfeições típicas de madeira natural, possuindo sua superfície fechada, sem poros e riscos. Ele recebe mais facilmente a aplicação tanto de pintura como de PVC. É recomendado para os casos que necessitem de usinagens de superfície ou topo, pois ele proporciona melhor resultado de acabamento. Usinagens em baixo relevo, entalhes ou cantos arredondados também pedem MDF. Assim como os demais painéis de madeira feitos de fibras é vulnerável a ambientes úmidos.
O MDP (aglomerado) é resultado do uso intensivo de tecnologia de prensas contínuas, associado à utilização de resinas, MDP é a abreviação de ou Painel de Partículas de Média Densidade. Produção com o conceito de 3 camadas: colchão de partículas no miolo e camadas finas nas superfícies. Móvel que utiliza MDP em sua estrutura, será sempre mais econômico e competitivo, perto de móveis feitos com outras matérias-primas. Assim como os demais painéis de madeira feitos de fibras é vulnerável a ambientes úmidos.